A Brigada Militar abriu um inquérito policial militar (IPM) para apurar a atuação de policiais em uma abordagem que terminou com a morte de homem de 46 anos em Santa Maria. Márcio Campos Souza morreu na manhã de segunda-feira (8) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Na noite de domingo (7), ele foi contido por policiais militares na Rua Evangelista Marcos, no bairro Nova Santa Marta. Segundo relato da irmã dele, em registro de ocorrência na Polícia Civil, Souza estava em surto, quadro possivelmente relacionado ao consumo de drogas.
A Brigada Militar se manifestou em nota confirmando a abertura da investigação e dando sua versão para o ocorrido. Segundo a instituição e também ocorrências registradas na delegacia, a BM foi chamada para prestar apoio ao Samu no atendimento ao homem.
Os policiais teriam visto Souza danificando a fiação elétrica e relatam que ele não obedeceu ordens para parar. A força foi usada para contê-lo, inclusive com disparo de arma de choque. Com chegada de reforço, os PMs acabaram por conseguir algemar o homem. Ele estava sem camisa e sofreu escoriações pelo corpo durante a ação, de acordo com o relato dos policiais.
Souza foi encaminhado pelo Samu ao Pronto-Atendimento do Patronato. Na madrugada de segunda-feira, ele precisou ser levado para o Husm, onde morreu por volta das 7h.
Na nota, a Brigada Militar diz que "se solidariza à família enlutada, e reforça que seu efetivo é constantemente treinado para uso correto das técnicas de atuação policial e obediência aos preceitos éticos de seus servidores. Nesse sentido, o 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) está tomando as providências cabíveis, a fim de apurar os fatos em questão".
A Polícia Civil também investiga o caso, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, e informa que aguarda laudo de necropsia que apontará a causa da morte para avançar no trabalho.