A Polícia Civil de São Gabriel, na Fronteira Oeste, deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Blue Horse, contra um grupo investigado por tráfico de drogas na cidade. Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão. Cinco pessoas foram presas em flagrante e outras nove preventivamente, seja por tráfico de drogas ou posse ilegal de arma de fogo.
Conforme o delegado Fabrício Ferreira, titular da delegacia de São Gabriel, o grupo é investigado há pelo menos quatro meses. O nome da operação faz alusão ao líder do bando, conhecido como "Cavalo azul", que cumpria pena em regime semiaberto no Presídio Estadual de São Gabriel e, preso novamente nesta terça, voltou ao fechado. Entre os mandados de prisão preventiva, está o de um homem preso no mesmo local, em regime fechado. Apenas dois dos presos nesta terça-feira não fazem parte da organização criminosa.
O delegado não detalha como era a atuação do grupo, já que as investigações vão prosseguir. No entanto, ressalta que todos os presos traficavam ou estavam associados para o tráfico de drogas na cidade.
Foram apreendidos quatro quilos de drogas entre maconha, crack e cocaína, e também três armas de fogo, munições, celulares e balanças de precisão.
Cerca de 190 policiais militares e civis e 60 viaturas foram empregados na operação.