O governo do Rio Grande do Sul lançou oficialmente, neste sábado (16), a Operação Verão Total 2023/2024. Nesta edição, serão destacados 3.442 agentes e 824 viaturas. Esses profissionais e equipamentos se juntarão ao efetivo que já atua nos litorais Norte e Sul. A largada para a nova temporada ocorreu em cerimônia realizada pela manhã em Imbé, no Litoral Norte.
As regiões da Serra, Costa Doce e Fronteira também receberão reforços. A nova temporada também contará com helicópteros para patrulhamento aéreo.
Participaram da solenidade oficial de lançamento o governador Eduardo Leite, o vice Gabriel Souza, além de secretários e representantes de algumas pastas do Executivo, como Saúde, Transportes, e representantes da área de Segurança.
— Neste ano, sob a coordenação do Gabinete de Projetos Especiais, ampliamos a mobilização de todos para garantir, além de segurança, a oferta de serviços, com tudo que o Estado faz, para que seja um verão de alegria, de paz, sem stress e tranquilidade para todos — afirmou Leite.
Ao todo, 39 órgãos e entidades do governo estadual estarão envolvidos no projeto até março do ano que vem, com ações integradas em praias, lagoas e balneários gaúchos de todas as regiões. A estrutura será dividida em cinco eixos neste ano: mobilidade, segurança pública, desenvolvimento econômico, bem-estar social e comunicação, que contarão com uma série de serviços.
Guarda-vidas
O Corpo de Bombeiros Militar contará com 663 guarda-vidas militares e 354 guarda-vidas civis temporários, somando 1.024 profissionais. A corporação destacará ainda mais 103 militares para apoio administrativo e operacional e 58 viaturas.
Já a Brigada Militar (BM) enviará 1.080 agentes e 500 viaturas. A Polícia Civil enviará 1.078 policiais civis e 250 viaturas. O DetranRS terá 19 agentes de trânsito, 33 servidores e 8 viaturas na ação. O Instituto-Geral de Perícias disponibilizará 105 servidores e oito viaturas.
Também foi lançado um site para reunir todas as orientações, notícias e informações dos serviços estaduais na operação.