O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal no Parque da Redenção cresceu 125% desde a instalação do posto avançado da corporação no local. Segundo a prefeitura, em agosto, foram atendidas 27 ocorrências enquanto em julho, antes da inauguração, foram atendidos 12 chamados.
Entre os registros efetuados no período estão 11 abordagens por atividades suspeitas, sendo sete motivadas por roubos, além de duas prisões. O secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, diz que a prefeitura projeta implementar estruturas semelhantes em outros pontos da Capital.
— Nosso desafio também é devolver outros espaços públicos que são de responsabilidade da prefeitura à população. Além desse local na Redenção em breve teremos um posto permanente na Praça XV, nos mesmos moldes. Também teremos outro no Moinho de Vento, na Lomba do Pinheiro, na Restinga, na Zona Norte, na Zona Sul e também com a efetivação da própria Academia de Formação da Guarda Municipal, no terreno da prefeitura — afirma o secretário.
O Posto Avançado da Guarda na Redenção foi inaugurado em 28 de julho. A estrutura é composta por um equipamento em formato de contêiner, com 12 metros de comprimento e 2,2 metros de largura. No local, os agentes efetuam rondas ostensivas 24 horas por dia.
Totens interativos pela cidade
O secretário de Segurança diz que a prefeitura pretende instalar 10 totens interativos nos pontos de maior circulação de Porto Alegre para ampliar o sistema de segurança pública da Capital. Os equipamentos terão seis câmeras de videomonitoramento com visão de 360 graus e alcance de 900 metros.
Por meio de uma Inteligência Artificial, o equipamento consegue analisar o comportamento das pessoas que estiverem no local. O aparelho tem um botão de emergência que pode ser utilizado em situações variadas que vão desde um assalto a uma necessidade médica.
O totem é provido de um sistema de alarmes que dispara quando for identificado que alguém está cometendo algum delito. As câmeras são utilizadas para identificar suspeitos e promover os encaminhamentos necessários, seja o deslocamento de uma viatura ou de uma ambulância, por exemplo. Um dos locais onde o sistema será instalado, de acordo com o secretário, é no trecho 3 da Orla, onde ocorreu um duplo homicídio em junho.
A prefeitura prevê que a instalação ocorra nos próximos 30 dias. O secretário aponta que os locais ainda estão em negociação, pois alguns pontos são considerados patrimônio histórico, o que requer autorizações específicas.
Como pedir ajuda
Quem precisar de ajuda pode buscar atendimento nas bases da Guarda Municipal ou ligando para o 153, operado no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), com funcionamento 24 horas. Também é possível ligar para o 190, da Brigada Militar.