O 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (2º BABM) resgatou dois gatos que sofreriam maus-tratos na casa de uma mulher de 69 anos, em Cachoeira do Sul, na Região Central. Na última sexta-feira (11), ela foi detida, após ser filmada agredindo os animais com um chicote improvisado.
Conforme a Brigada Militar (BM), no vídeo dois gatos aparecem amarrados a uma árvore e a mulher utiliza uma corda presa a um cabo de madeira para agredi-los. As imagens chegaram à polícia por meio de denúncia anônima.
— Na residência, nós constatamos a situação de maus-tratos, os animais estavam amarrados pelo pescoço, presos a uma árvore. A senhora confessou que desferia os golpes nos gatos porque eles miavam muito, e isto incomodava a ela e aos vizinhos — explica o tenente Adriano, do 2º BABM.
Um médico veterinário examinou os felinos e confirmou sinais de maus-tratos. O laudo preliminar apontou que um dos gatos estava com o rosto inchado por conta das agressões.
Os animais foram encaminhados para uma ONG do município e, no momento, estão sob a guarda de outra pessoa.
— Para preservar a integridade dos animais, destinamos eles como fiéis depositários para uma pessoa que se apresentou à ONG, até que Justiça decida se eles serão devolvidos à suspeita ou poderão ficar com a guarda desta pessoa — revela.
A suspeita foi liberada após o registro da ocorrência e aguardará conclusão do inquérito em liberdade. O nome dela não foi divulgado.
A pena por maus-tratos contra cachorros e gatos pode variar entre dois e cinco anos de reclusão. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. O chicote que teria sido usado por ela foi apreendido.
*Produção: Lucas de Oliveira