A Polícia Civil confirmou neste sábado (22) a prisão de uma mulher, de 27 anos, suspeita de organizar e participar de diversos homicídios registrados ao longo deste ano em Porto Alegre. A detenção ocorreu no bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital.
Conforme o delegado Daniel Queiroz, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), a mulher teria, no final do ano passado, mudado de facção criminosa, passando a integrar um grupo rival ao seu. A investigação apontou que ela seria a responsável por identificar alvos e organizar os ataques contra a facção que antes integrava, já que possuía informações internas privilegiadas, como localização e função dos seus antigos comparsas.
Como resposta, a antiga facção da suspeita passou a efetuar ataques ao novo grupo dela. De acordo com a polícia, o resultado foi um elevado número de óbitos na Zona Norte.
Segundo a 5ª DPHPP, a própria suspeita foi alvo de ataques da antiga facção em pelo menos duas situações, com disparos de arma de fogo. Para evitar ser localizada, ela mudava constantemente de endereço - ação que dificultou a localização da mesma pelos policiais.
Agora, o delegado Daniel Queiroz espera que, após a prisão, ocorra uma redução dos conflitos na região. Durante coleta do depoimento, a mulher se manteve em silêncio.