Uma operação policial deflagrada na manhã desta terça-feira (6) na região metropolitana de Porto Alegre busca prender dois suspeitos de integrar uma quadrilha que roubava cargas de cigarro. Um deles é um motorista de aplicativo. Segundo a Polícia Civil, o homem transportava criminosos e prestava apoio operacional ao grupo.
Cerca de 30 policiais civis cumprem cinco mandados de busca e dois de prisão preventiva em Porto Alegre e Alvorada. O motorista foi preso em Alvorada no início da manhã. Até as 7h30min, o segundo investigado seguia sendo procurado.
A Delegacia de Roubos de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), comandada pela delegada Isadora Galian, investigou cinco roubos de cargas de cigarro, todos em bairros da zona norte da Capital. Cinco suspeitos de integrar a quadrilha foram identificados.
Dois deles são os alvos da polícia nesta terça. O motorista de aplicativo preso não tinha antecedentes criminais. Ele deve responder por roubo e, possivelmente, por associação criminosa. O nome dele não foi divulgado.
Segundo a delegada Isadora, além de dirigir para os assaltantes, o homem fazia a chamada "segundinha": monitorava possível movimentação policial ou de testemunhas durante os ataques. Além disso, a delegada afirma que o criminoso ajudava a descarregar os pacotes de cigarro das vans de empresas para os veículos dos bandidos.
A polícia diz que acionou a plataforma por meio da qual ele prestava o serviço de transporte, para que sejam tomadas providências administrativas.
Os outros integrantes da quadrilha vão ser responsabilizados ao final do inquérito. São cinco identificados, mas a delegada não descarta a participação de mais ladrões. Outro objetivo da polícia é identificar os receptadores dos cigarros, mas em uma outra investigação.