A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou os dados da operação Cerco Fechado, realizada pela Brigada Militar e pela Polícia Civil entre a noite de quinta-feira (27) e o meio-dia desta sexta-feira (28). Em menos de 24 horas, 302 pessoas foram presas nas ofensivas que ocorreram de forma simultânea em 305 municípios gaúchos, nas regiões Metropolitana, Vale do Sinos, Central, Serra, Litoral e Fronteira Oeste.
Ao todo, 11,5 mil pessoas foram abordadas na operação. Houve a apreensão de nove menores. Também foram apreendidos mais de 100 quilos de drogas, 15 armas de fogo e mais de R$ 2 mil. Além disso, ocorreu a recaptura de 15 foragidos. Barreiras policiais, divididas em 380 blitzes, vistoriaram 6,5 mil carros.
Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, a operação impactou o crime organizado:
— Com planejamento e fortalecimento de ações específicas, retiramos de circulação centenas de criminosos das ruas. Este golpe no crime aumenta a sensação de segurança entre os gaúchos e realça a força do Estado perante a criminalidade.
Cerca de 6,2 mil policiais militares e civis em 1,5 viaturas atuaram na Cerco Fechado. Segundo a SSP, a operação é um trabalho contínuo e diário de monitoramento e no policiamento em áreas indicadas por dados de inteligência.