A Guarda Municipal de Novo Hamburgo (NH) localizou na quinta-feira (20) um caminhão furtado que estava carregado com cerca de três toneladas de erva-mate. O veículo estava na Rua Uruguaiana, no bairro Primavera, no município do Vale do Sinos, e estava com uma das portas abertas.
Segundo a apuração inicial, tudo indica que o caminhão havia sido abandonado no local pouco antes da chegada de agentes que participavam do reforço do patrulhamento escolar. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, pois havia registro de que ladrões haviam furtado o veículo em Sapiranga, na mesma região.
A inspetora de Serviço da Guarda Municipal, Claudete Zonatto, afirma que, durante o deslocamento de uma viatura entre um colégio e outro, a guarnição deparou com o caminhão.
— Tudo indicava que havia sido abandonado há pouco. Além de uma das portas abertas, havia pertences de pessoas dentro da cabine — explica Claudete.
Depois da primeira abordagem, os guardas ficaram surpresos quando verificaram que a carga era de erva-mate, o que é incomum, pelo menos na cidade. As três toneladas foram avaliadas em pelo menos R$ 30 mil.
A investigação avaliará se o produto seria distribuído na localidade onde o caminhão foi encontrado ou se iria ser encaminhado para outros veículos com o objetivo de distribuir em outras regiões, bem como se o veículo foi abandonado pela suspeita de ter tido a localização identificada por meio de GPS e se os criminosos erraram a carga que pretendiam furtar.
A direção da 3ª Delegacia Regional Metropolitana (DRM) da Polícia Civil informa que está decidindo se o caso ficará com uma delegacia de Novo Hamburgo ou de Sapiranga. A inspetora Claudete diz, ainda, que o caminhão foi guinchado e está no depósito do Detran no município. A polícia também ressalta que a perícia foi acionada em busca de digitais e demais provas sobre os ladrões.