Uma suspeita de artefato explosivo isolou a Rua Demétrio Ribeiro, no Centro Histórico de Porto Alegre, na final da tarde desta sexta-feira (17), por volta das 16h30min. O trânsito entre as ruas Espírito Santo e Borges de Medeiros chegou a ser temporariamente bloqueado.
Segundo informações do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Polícia Civil, um homem comprou um apartamento na Demétrio que estava fechado há 15 anos e, ao adentrar o imóvel, encontrou o que seria um morteiro (um tipo de lançador de granadas).
Conforme relato da síndica do prédio, o apartamento estava fechado porque os proprietários faleceram e o herdeiro nunca tomou posse do imóvel. Após a venda, o proprietário foi limpar e acabou encontrando cápsulas de morteiro. O próprio comprador resolveu chamar a polícia.
Os prédios do entorno não chegaram a ser evacuados.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local, mas a ocorrência foi encerrada com a retirada dos artefatos.