Uma idosa de 82 anos foi resgatada em Gravataí, na Região Metropolitana, após ser mantida presa dentro de um baú de um caminhão de mudança abandonado. Ela foi localizada na manhã desta quinta-feira (23) no bairro Barnabé. Segundo a Polícia Civil, a mulher estava no baú há pelo menos 10 meses.
O filho dela, que não teve a identidade revelada, admitiu ser o responsável pela situação. Ele foi preso em flagrante por cárcere privado qualificado e por não prover as necessidades básicas da idosa. Os motivos pelos quais ele mantinha a mãe nesta situação ainda estão em apuração e, por enquanto, não foram divulgados pela polícia.
No baú, que funcionava com um contêiner no pátio da residência, a idosa ficava em meio a lixo, móveis e eletrodomésticos velhos. Ela tem fraturas nos dois braços e no rosto e está hospitalizada, em situação que exige cuidados especiais. Em razão disso, a prefeitura de Gravataí disponibilizou uma assistente social para acompanhá-la.
— Não havia representação que fizesse o local parecer uma casa. Ela foi prontamente resgatada. É uma situação incomum. Nunca vi algo assim. A prefeitura do município apoiou a ação determinando o atendimento de assistência social e médica. A situação dela inspira cuidados. Estamos acompanhando o atendimento. Ela está recebendo toda a atenção do poder público — comentou o delegado Mario Souza, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O resgate foi possível após denúncias feitas por moradores de Gravataí para agentes da DHPP de Canoas, que estavam na cidade para diligências. Coordenados pelo delegado Pablo Soares, os agentes foram até o endereço reportado e encontraram o portão aberto.
A DHPP divulga um contato para que denúncias anônimas de situações semelhantes sejam feitas. Os contatos são 0800 642 0121 ou (51) 98416-7109 (WhatsApp).