Um homem de 21 anos foi morto a tiros após tomar a arma de um policial militar e disparar três vezes, no bairro Feitoria, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O caso aconteceu por volta de 22h20min de quinta-feira (16), mas foi divulgado na sexta (17) pela Brigada Militar.
Conforme a BM, populares estavam agredindo o suspeito, que teria sido flagrado cometendo furtos na comunidade. O jovem tinha antecedentes criminais por estupro de vulnerável, furto simples em residência, tráfico de drogas, entre outros.
Os policiais militares do 25º Batalhão de Polícia Militar foram até o local, na Rua Suriname, na Cohab Feitoria, resgataram o homem e o algemaram. Ao colocá-lo na viatura, uma parte da algema se soltou. O homem tomou a arma de um dos policiais e disparou na direção dos agentes.
Segundo a BM, um adolescente foi atingido de raspão, mas saiu do local sem pedir atendimento. Um dos policiais reagiu, atirando cinco vezes e acertando o tórax e os braços do suspeito. Ele foi encaminhado ao Hospital Centenário, onde já chegou morto.
A BM deve abrir um inquérito para investigar internamente o caso, bem como solicitar a perícia da algema que apresentou defeito.
Em nota, o 25º BPM diz que "independente do desfecho da investigação, a Brigada Militar, como instituição dedicada à proteção e à segurança de toda a sociedade, reafirma seu compromisso com a comunidade em defesa da vida, seus direitos e garantias fundamentais". O caso também será investigado pela Polícia Civil.