A Polícia Civil prendeu, na tarde de quinta-feira (2), um homem de 25 anos suspeito de um homicídio cometido em 14 de janeiro, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Na data, Jéferson Rafael Martins Damasceno, 30 anos, foi morto com 10 disparos de arma de fogo, no bairro Santos Dumont. A prisão foi divulgada somente nesta sexta-feira (3).
Na quinta-feira, agentes da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de São Leopoldo cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do suspeito durante a Operação China Town. Com o preso, foram apreendidas uma pistola calibre 9mm e a moto usada no dia do crime, uma Yamaha Fazer 250 de cor azul.
Conforme o delegado André Serrão, responsável pela investigação, o suspeito tem antecedentes por três homicídios, além de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
Imagens de uma câmera de segurança registraram a ação do atirador. Às 13h54min, uma moto passa pela Rua Simão em direção à BR-116. No sentido oposto, próximo à esquina, a vítima aparece de bicicleta pedalando. O motociclista efetua disparos contra o ciclista, que cai alguns metros à frente.
O atirador desce da moto e desfere mais tiros contra a vítima já caída no chão. Na sequência, ele sobe na moto e vai embora. Segundo o delegado, o crime seria motivado por vingança.
— Ele (a vítima) teria matado há anos atrás amigos do autor dos disparos, mas não encontramos essas ocorrências no sistema policial, bem como o autor não quis dizer os nomes — explica o delegado.
De acordo com Serrão, o preso é filho de um dos gerentes do tráfico na região do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, que é responsável pelo local conhecido como Beco do Chinês. Após registro, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.