Dez pássaros silvestres foram resgatados, na tarde desta quinta-feira (05), durante uma operação policial em Viamão, na Região Metropolitana. Conforme o delegado João Vitor Herédia, da 2ª Delegacia de Polícia da cidade, um tucano e outros nove pássaros silvestres eram mantidos em cativeiro e "em condições precárias" no bairro Jardim Castelo. Ainda de acordo com a Polícia Civil, um outro pássaro foi encontrado já morto no local.
A apreensão aconteceu durante a Operação Pets, uma ação permanente de repressão aos crimes ambientais da 2ª DP. Os policiais foram até a residência depois de receber a denúncia de uma ONG de proteção animal.
Chegando no local, os agentes dizem ter avistado no pátio diversas gaiolas e pássaros irregulares. No interior de uma das gaiolas estava um filhote de tucano, ferido e em condições debilitadas. Todos os animais apreendidos foram encaminhados ao Ibama, em Porto Alegre, para recuperação. Eles devem ser devolvidos ao ambiente após melhora.
Também foram registrados indícios de maus-tratos praticados contra os cães da residência, razão pela qual o proprietário dos animais será investigado por crimes contra a fauna. As penas podem chegar a seis anos de reclusão, além das multas ambientais.