Um homem foi preso após ser flagrado arrastando uma cadela pela rua enquanto dirigia uma van em Arvorezinha, no Vale do Taquari. O animal, que segundo a polícia pertencia ao motorista, teria sido amarrada em um cordão na traseira do veículo.
A Polícia Civil foi acionada, na tarde desta segunda-feira (9), após receberem denúncias de moradores. Imagens extraídas de câmeras de monitoramento mostram a van, de cor branca, passando por uma rua asfaltada, em alta velocidade, com a cachorra sendo arrastada. Ao realizarem a abordagem, viram o veículo estacionado em frente à residência, com a cadela sozinha em um dos bancos.
— Ela estava com diversos ferimentos pelo corpo e com as patas queimadas. Acreditamos que o homem tenha deixado ela na van para morrer — afirma a delegada Fabiane Bitencourt, responsável pelo caso.
O suspeito, de 60 anos, que estava dentro da casa, foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais. Em depoimento à polícia, afirmou não ter conhecimento de que o animal estava amarrado.
— Nós não acreditamos nessa versão, e não iremos trabalhar com essa hipótese, pois fica claro nos vídeos e na forma que ela foi encontrada que o ato foi proposital — complementa a delegada.
O detido não possui antecedentes policiais. No entanto, seguirá sendo investigada a relação dele com a cadela.
A vira-lata foi levada para atendimento veterinário e não corre risco de morte. Nesse momento, ela se encontra sob cuidado de uma protetora, e deverá ser adotada após se recuperar.