Nesta semana, conforme informou a Polícia Civil neste sábado (3), a 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro condenou seis integrantes de uma facção que tem base no Vale do Sinos. Os réus, juntos, pegaram uma pena de 61 anos de prisão.
O titular da Delegacia de Taquara, delegado Valeriano Garcia Neto, destaca que todos foram investigados por ele por sua equipe por extorquir empresários e comerciantes do Vale do Paranhana. O fato acontece há alguns anos e se intensificou desde o final de 2021, quando criminosos usaram fuzis para perfurar vários veículos de uma revenda em Taquara. O proprietário não aceitava pagar por uma suposta "segurança" imposta pelos bandidos.
Além disto, nesta semana, três homens foram presos na cidade. Eles tiveram armas, munição, telefones e cinco veículos apreendidos. Neto destaca que os investigados extorquiram um empresário do município em cerca de R$ 500 mil. O caso é motivo de um inquérito policial. O delegado explica que, no momento, há outras duas apurações de fatos semelhantes em andamento e pede que as vítimas informem os casos à polícia antes de repassar qualquer valor.
Condenações
Neto observa que é importante o fato da sociedade saber que o trabalho policial tem resultado e não deixem de procurar ajuda das autoridades. O delegado diz que, no processo em que os integrantes da facção eram réus por extorsão, dois foram absolvidos e seis condenados.
Um dos deles recebeu uma pena de 17 anos de prisão, outro de 13, sendo mais dois de 11 e 10 anos de reclusão. Os últimos dois vão cumprir quatro anos de detenção no regime semiaberto. Há outros crimes imputados contra eles, mas todos foram condenados, entre outros, por extorquir pessoas, principalmente de Taquara.
Além das condenações, o Poder Judiciário decidiu que todas as armas e toda munição apreendida com os condenados sejam encaminhadas para a Polícia Civil. Caberá ao comando do Exército avaliar o destino do material.
O delegado Neto ainda informa que há um telefone direto para contato com a delegacia da cidade, inclusive com WhatsApp. O número é o (51) 98443 3481.