A Polícia Civil da cidade catarinense de Içara anunciou nesta quarta-feira (14) que um Camaro, modelo 2013, apreendido durante operação contra o tráfico de drogas em 2020 faz parte de sua frota de veículos. O uso do automóvel pela corporação foi autorizado recentemente pela Justiça de Santa Catarina durante a tramitação de um processo criminal.
O automóvel já foi pintado e caracterizado com a identidade visual da Polícia Civil de Santa Catarina e desde quarta-feira já está circulando. Segundo a polícia de Içara, o Camaro será utilizado para funções institucionais, como eventos e ações de prevenção, e não para operações de combate.
A jornalista e assessora de comunicação da 6ª Delegacia Regional de Polícia, Taize Pizoni de Souza, destacou os benefícios que o uso do automóvel poderão trazer para as autoridades:
— A medida evita o desgaste do carro em um pátio público e também incrementa o trabalho policial.
Apreensão do veículo
O Camaro foi apreendido em 2020, durante a Operação Língua Solta, que tinha como objetivo identificar uma rede de tráfico de drogas em Criciúma, em Santa Catarina.
A investigação iniciou em fevereiro de 2020 e a operação foi organizada em duas etapas. Na primeira fase, as autoridades conseguiram prender um suspeito de tráfico na região e cumpriram oito mandados de busca e apreensão.
— A diligência resultou na maior apreensão de drogas do sul do Estado que, somadas, ultrapassam 3 toneladas de maconha, além de uma máquina de contar dinheiro e farto material probatório — informou a assessora.
Na última etapa, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. Foi também nesta fase que a polícia conseguiu identificar e prender um dos maiores traficantes de Criciúma. A investigação apontou que esse homem mantinha uma luxuosa vida em decorrência do lucro obtido com a venda de drogas.
O homem foi condenado pela Justiça a mais de 20 anos de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, a polícia apreendeu além do camaro, uma carreta de som, avaliada em mais de R$ 200 mil e uma camionete Toyota/Hilux.
— A inserção deste Camaro na frota Delegacia de Içara dignifica o trabalho de todos os policiais envolvidos na operação, confirmando a expertise da Polícia Civil na investigação — avaliou o delegado Rafael Marin, da 6ª Delegacia Regional de Polícia, em Criciúma.
Produção: Filipe Pimentel