Um soldado da Brigada Militar (BM), de 28 anos, morreu nesta sexta-feira (4) ao se afogar durante uma atividade de natação em Porto Alegre. A morte de Lucas Aquino de Oliveira foi confirmada nesta manhã pela instituição.
Segundo a Brigada Militar, o soldado participava de uma atividade curricular do Curso de Especialização em Operações Especiais no rio Jacuí, na tarde de quinta-feira (3), quando se afogou. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pela instituição. Os detalhes e as circunstâncias do fato serão apurados no respectivo Inquérito Policial Militar (IPM), já instaurado pela instituição.
Em nota, a BM informou que foram prestados os primeiros socorros antes de o soldado ser encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). O Governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, prestou solidariedade pelas redes sociais: "O Estado está oferecendo toda a assistência necessária neste momento difícil e não medirá esforços para averiguar os fatos deste triste acidente", escreveu em seu Twitter.
Lucas entrou na Corporação em 29 de novembro de 2018, fez o curso de formação de soldados em Rio Pardo e deixa a esposa Franciele Souza.
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou um ofício ao Comandante-Geral da BM com questionamentos a respeito da morte do soldado: “É mais uma tragédia que acomete os soldados da Brigada Militar", afirma.