Um homem de 35 anos foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (1º), por tráfico de drogas no interior de uma oficina de veículos, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. Ele era proprietário do estabelecimento e foi flagrado retirando 17 caixas, com cerca 14 quilos de maconha, de dentro de um carro que, segundo a Polícia Civil, ele alegou ser de um cliente. As investigações apontam que o suspeito realizava telentrega de drogas na região e utilizava seu estabelecimento para movimentar os entorpecentes.
Após denúncias anônimas, policiais da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (1ª DIN/Denarc) passaram a monitorar a região da oficina, no bairro Vila Monte Carlo. Ao notar que o veículo do suspeito ingressou no estabelecimento, uma equipe o abordou e encontrou as drogas.
Segundo o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª DIN, o valor da maconha apreendida pode variar e render mais de R$ 60 mil para o tráfico de drogas.
— Foram apreendidos 17 tijolos de maconha, que totalizam cerca de 14 quilos. Essa quantidade está avaliada em aproximadamente R$ 20 mil. Mas, após misturas e divisão em menores quantidades, o valor desse entorpecente pode render o triplo para as facções criminosas — explica o delegado.
Dill ainda ressalta que chama atenção o fato de o homem utilizar o veículo de um cliente para realizar telentrega de drogas, e que este esquema tem crescido dentro das facções criminosas.
— Imagina, o dono de uma oficina utilizando o carro do cliente para entregar drogas. As telentregas evitam o deslocamento dos traficantes, evita uma exposição deles, então é um esquema que tem ganhado espaço — conta.
A Polícia Civil reforça que intensificou as ações para coibir os sistemas de telentrega de drogas. Encaminhado ao sistema prisional, o proprietário da oficina tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, roubo, furto e porte ilegal de arma.
*Produção: Lucas de Oliveira