Está marcado para a noite desta segunda-feira (17) um treinamento da Brigada Militar para atuação em uma situação de ataque a agência bancária. É o chamado Plano de Defesa da Cidade (PDC).
A simulação ocorrerá a partir das 21h, e o ponto central será o Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no centro de Santa Maria.
Também haverá uma simulação de assalto a uma empresa de transporte de valores no bairro Agro-Industrial. Serão feitos bloqueios de ruas nas redondezas, embora a população possa acompanhar a ação.
A simulação terá disparos de arma de fogo e explosivos, todos de festim, e outras situações reais que envolvem uma operação desse tipo.
Haverá simulação de fuga por três ruas: Venâncio Aires, Silva Jardim e Euclides da Cunha. E também pela Estrada do Perau, entre Santa Maria e Itaara, onde será usado um helicóptero com câmera com sensor de calor corporal. Isso porque a área tem uma região de mata fechada que pode ser um ponto de esconderijo de criminosos e com dificuldade de visualização normal.
Além da Brigada Militar, a simulação envolve diversos outros agentes da segurança pública como Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Instituto-Geral de Perícias, e também o Exército, que terá um exercício paralelo. Mais de cem agentes de segurança devem participar da simulação.
Conforme o coronel Cleberson Bastianello, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central, o objetivo é testar o sistema de segurança da Brigada Militar para uma atuação como essa.
— A questão é, não só esse exercício com aquela parte do confronto, das prisões, mas principalmente um momento que botamos em prática todo o nosso planejamento, no sentido de testarmos nossos sistemas de comunicação, de transmissão de dados, de acionamento de viaturas, de controle desses deslocamentos e a colocação da nossa tropa no terreno — explica.
Haverá outros especialistas da área da segurança pública que irão analisar os procedimentos adotados. Também por conta da ação, haverá alterações no trânsito com bloqueio da Avenida Rio Branco entre as ruas dos Andradas e Silva Jardim a partir das 15h. A previsão é que o treinamento se estenda até por volta das 23h.