Foram condenados os dois homens que realizaram um assalto a uma loja no município de Palmeira das Missões, no noroeste do RS, em fevereiro deste ano. Na época, a dupla manteve, por quase seis horas, oito pessoas como reféns.
Na decisão, o juiz Gustavo Bruschi, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmeira das Missões, decidiu pela pena de 17 anos e oito meses de reclusão para Everton Schmidt Padilha e 14 anos de prisão para Eduardo Lopes dos Santos. Ambos ainda foram condenados a seis meses de detenção.
A dupla foi condenada pelos crimes de roubo, com agravante de uso de arma de fogo, cárcere privado, disparo de arma de fogo, coação no curso do processo e fraude processual. Os réus estão presos preventivamente desde o dia dos fatos, e agora passam a cumprir a pena.
GZH entrou em contato com a advogada dos dois acusados. Conforme Gabriele Casanova, a pena foi considerada muito além do esperado, considerando que ambos são réus primários. Ela confirmou ainda que entrará com recurso.
Relembre o caso
Em sete de fevereiro de 2022, os dois assaltantes chegaram por volta do meio-dia, quando a loja Meluchinha, um tradicional bazar que vende brinquedos, papelaria e utilidades, estava fechando. A dupla teria anunciado o roubo e feito oito reféns, incluindo a proprietária.
Os criminosos roubaram R$ 1.390,00, e, ao chegar na porta do estabelecimento, já deixando o local, eles se depararam com os brigadianos, efetuando um disparo contra eles.
Ao longo da ação, os criminosos agrediram uma senhora de 73 anos de idade e ameaçaram os reféns com arma de fogo. Ainda conforme o Ministério Público, os homens teriam quebrado o telefone celular utilizado para comunicação com um terceiro comparsa ainda não identificado.
Após as negociações, os dois se renderam. Durante o período em que estiveram sob o comando dos assaltantes, uma das reféns chegou a fazer transmissões ao vivo por rede social de dentro da loja.