Uma tentativa de roubo de carro terminou com a morte do criminoso por volta do meio-dia desta terça-feira (2), no bairro Vila Jardim, na Capital. O ladrão entrou em um Spacefox na Avenida General Barreto Viana, quase na esquina com a Protásio Alves, sentou no banco do caroneiro e fez o motorista de refém.
O dono do veículo, Jerônimo de Castro Lademan, 38 anos, conta que estava indo levar seu cachorro numa pet shop quando o ladrão lhe obrigou a parar o Spacefox e entrou no carro. O homem queria que ele dirigisse o veículo para saírem dali.
— O bandido apontou a arma para mim. Estava sentado no caroneiro, mas quando olhei pra frente vi a polícia — lembra o dono do veículo.
Ele conta que, num momento de distração, conseguiu pegar a arma do criminoso e, em seguida, os policiais militares interferiram, atirando no criminoso.
Segundo a Brigada Militar (BM), a viatura fechou a passagem o Spacefox ao perceber que havia um assalto em andamento. Conforme a BM, o policial se aproximou do carro com a arma em punho e, quando a vítima reagiu, o soldado efetuou dois tiros no criminoso.
— Deu tempo de pensar na família. Cheguei a falar para ele que eu tinha filho, que faria tudo que ele pedisse — conta Jeronimo.
Tentativa de roubo em mercado
Antes do assalto frustrado, houve uma tentativa de roubo no estacionamento de um supermercado, na esquina da Rua Matias José Bins com a Avenida Protásio Alves. Segundo a BM, o criminoso teria dado seis disparos. Depois, teria seguido até a Barreto Viana, onde teria abordado um Corolla, que não parou. Na sequência, o homem teria conseguido parar o Spacefox de Jerônimo. O barulho dos disparos chamou atenção dos moradores do local.
— Ouvi os tiros e vim ver na janela. Andava com a arma para cima, dando tiro e abordando as pessoas, queria um veículo de fuga — afirma Ricardo de Jesus, 33, morador da Avenida Barreto Viana que viu a ocorrência de casa.
Amanda Oliveira, 29 anos, moradora de um prédio vizinho, também foi para a janela da sala quando ouviu os tiros dados ainda no estacionamento do mercado. Ela viu o assaltante com a arma subir a rua e entrar no Spacefox. Quando a polícia se aproximou, começou a gravar com o celular.
— Foi muito rápido. A polícia se aproximou com viatura. Desceram dois policiais mandando o assaltante soltar a arma, e em seguida deu os tiros. O motorista saiu correndo depois do primeiro tiro do brigadiano acertar o bandido — conta a mulher.
O trecho da Avenida Barreto Viana está bloqueado desde antes do meio-dia, em ambos os sentidos, para o trabalho da perícia.