Cerca de uma tonelada de fios de cobre furtados foi apreendida em Rio Grande na noite dessa quarta-feira (27). Um suspeito, de 40 anos, que dirigia o caminhão que transportava os cabos, foi preso por receptação. A apreensão, no Bairro Castelo Branco II, foi resultado de uma ação conjunta de inteligência entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Rio Grande.
O suspeito não tinha carteira de habilitação nem documentação da carga. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde o material foi reconhecido por técnicos da CEEE Equatorial como cabos de baixa e alta tensão utilizados na rede elétrica aérea do município.
Além dos fios, também foram apreendidos o caminhão, uma balança industrial, dinheiro e documentos.
Furto de fios
Conforme estimativa da secretaria de Zeladoria de Rio Grande, entre três e quatro quilômetros de fios são furtados a cada mês na área urbana.
A situação se torna ainda mais preocupante diante da intenção do município de substituir toda a iluminação pública urbana por lâmpadas de LED. A troca foi viabilizada por um empréstimo de R$ 23 milhões junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Até janeiro de 2023, 21,5 mil lâmpadas devem ser substituídas.