O Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) foi inaugurado em 27 de junho com a promessa de acabar com presos em delegacias que aguardam transferência para algum presídio. Os primeiros presos chegaram ao centro de triagem no sábado (2). Nesses seis dias, 150 passaram pelo Nugesp e foram encaminhados ao sistema prisional. O local ainda divide as transferências com outras unidades prisionais da Região Metropolitana, como o complexo de Sapucaia do Sul, por exemplo.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, a partir de agosto o Nugesp deverá se tornar o único centro de triagem da região.
A inauguração teve reflexos nas delegacias. Conforme o coordenador das delegacias de pronto-atendimento de Porto Alegre, delegado Rodrigo Reis, não há presos aguardando transferências por mais de 24 horas.
— Melhorou bastante o trânsito de presos. São menos presos nas delegacias e menos tempo de presos em delegacias — disse.
O delegado lembra ainda que a transferência rápida para o sistema ajuda a liberar o policial para a sua atividade.
— A gente tem redução de tempo no trato com o preso, como, por exemplo, entregando refeições, a questão da higiene e recebendo advogados — cita o delegado ao mencionar que essa realidade não existia antes do Nugesp.
Com capacidade para abrigar 708 pessoas, a estrutura possui serviços como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia. O espaço está localizado na Rua Salvador França, bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre.
Anunciado em 2019 como solução para o problema recorrente de presos mantidos em viaturas ou delegacias de polícia, o Nugesp tinha previsão de conclusão no fim de 2021, mas a obra acabou atrasando.