Um idoso de 73 anos foi encaminhado precisou ser hospitalizado após ser atacado por dois cães da raça pitbull em frente à casa dele em Ijuí, na Região Noroeste, no início da tarde desta terça-feira (19). A vítima foi identificada como João Darci dos Santos. Segundo informações da Brigada Militar, ele estava na calçada, no bairro Getúlio Vargas, quando os cachorros de uma casa da vizinhança pularam o portão e o atacaram.
Santos foi encaminhado ao Hospital de Caridade de Ijuí com ferimentos por todo o corpo. Segundo a instituição, ele passou por cirurgia durante a tarde "devido a ferimento em antebraço distal, mão e braço, com desluvamento e perda de músculo e pele, e também fratura distal dos ossos do antebraço". No final da tarde, conforme boletim médico, estava estável, acordado e consciente.
Durante o ataque, um outro homem, de 59 anos, que mora ao lado, tentou socorrer o vizinho, mas também acabou sendo mordido. Ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e já foi liberado.
Segundo o comandante da Brigada Militar de Ijuí, capitão Josoé Stivanin, quando as equipes chegaram no local, o responsável pelos cães já os havia recolhido, mas ele não foi localizado. A esposa do tutor, que estava em casa, justificou que os animais fugiram quando não havia ninguém no local. O casal recebeu um termo circunstanciado, e pode responder na Justiça por omissão de cautela na guarda ou condução de animais, crime com punição de dez dias a dois meses de prisão.
— Eles não tiveram a intenção de soltar os cachorros, mas como deixaram os dois em condições que permitissem o ataque, acabam se responsabilizando pelo fato — explica o comandante.