Pelo menos dois casos de roubos a motoristas já foram registrados no trecho da Avenida Nilo Peçanha que está em obras, na zona norte de Porto Alegre. Na tarde desta quarta-feira (6), a Brigada Militar (BM) recebeu dois chamados relatando ataques de bandidos na região, onde ocorrem engarrafamentos diários em decorrência das intervenções no trânsito iniciadas em julho de 2021.
— Hoje já temos um efetivo ali próximo. Amanhã teremos um efetivo escalado para uma missão que é localizar essas motos e efetuar a abordagem — explica o tenente-coronel Luis Felipe Neves Moreira, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar.
O comandante destaca que a BM está empenhada em prevenir esse tipo de ocorrência e pede calma à população.
— Não vamos esquecer nunca que estamos atuando e realizando apreensões. Em cinco dias do mês de abril, já apreendemos seis armas de fogo. Não precisa se tornar um pânico generalizado porque a Brigada está atuando bastante — ressalta.
Áudios e mensagens que circularam pelas redes sociais alertaram motoristas que trafegam pela região para o risco de passar pela Nilo Peçanha nos horários de pico. Em uma das mensagens, uma voz feminina relata um assalto que teria ocorrido na tarde desta quarta-feira.
—Na altura do McDonald's, um pouquinho antes do Iguatemi, fomos assaltados. Eu estava na carona e o cara parou de moto do meu lado com uma pistola. Era de verdade. Quase quebrou meu vidro. Eu baixei (o vidro) e ele pediu o relógio do (nome do motorista). Por sorte, a minha bolsa estava no chão e ele não viu, o celular também não estava à vista, mas foi tudo muito rápido. Eles pedem o que está na mão e o que chama atenção — explica.
O relato segue contando que seriam três motoqueiros que estariam rondando o veículo no trecho onde ocorre o congestionamento em ambos os sentidos. O áudio aponta que os criminosos têm furtado relógios, celulares e carteiras das vítimas.
As interrupções no trânsito da Avenida Nilo Peçanha são motivadas por obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A via sofre alterações no trecho próximo à Avenida Teixeira Mendes até a Rua Osório Tuyuty de Oliveira Freitas, no limite entre os bairros Auxiliadora e Três Figueiras.