As intervenções no trânsito da Avenida Nilo Peçanha, na zona norte de Porto Alegre, completaram oito meses. Por causa de obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a via sofre alterações no trecho próximo a Avenida Teixeira Mendes até a Rua Osório Tuyuty de Oliveira Freitas, na Zona Norte.
A partir de quinta-feira (17), uma nova etapa da execução da macrodrenagem do Arroio Areia começa a sair do papel. O trecho que está em obras, no sentido bairro-centro, será asfaltado e terá o trânsito liberado.
Para ele serão desviados os veículos, em ambos os sentidos. Dessa forma, será possível fazer a ligação da obra de macrodrenagem entre a Nilo Peçanha e a Avenida Teixeira Mendes.
O trabalho ficará concentrado em aproximadamente 20 metros. A profundidade das escavações giram em torno de 3,50m. A estimativa do Dmae é que a execução dos serviços ocorra até o mês de abril, quando a Nilo Peçanha voltará a ser liberada.
Macrodrenagem
Sete das 26 obras planejadas pela prefeitura para melhorar o sistema de drenagem da chuva no Arroio Areia já foram concluídas. Entre novas galerias e reservatórios, serão investidos cerca de R$ 107 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional e de contrapartida da prefeitura de cerca de R$ 1,3 milhão. A estimativa da prefeitura é diminuir o efeito dos alagamentos e enchentes para 180 mil moradores de 14 bairros de Porto Alegre.