
Uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil (Draco) cumpriu cinco mandados de prisão preventiva na manhã desta quinta-feira (24) em Santa Maria, na Região Central. Uma mulher de 26 anos, apontada como líder de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, recebeu a ordem judicial no Presídio Regional de Santa Maria, onde já está presa. Uma tia dela, de 40 anos, e o seu pai, de 62, também foram detidos, no bairro Renascença. Além deles, uma jovem de 19 anos, no Centro, e um homem de 25 anos, no bairro Nova Santa Marta, também foram capturados.
A operação foi denominada Offline, em referência ao chefe do grupo, companheiro da líder de Santa Maria. Ele está preso em Canoas, onde há bloqueador de sinal telefônico e, por isso, está sem comunicação.
Conforme a delegada Alessandra Padula, titular da Draco e responsável pela investigação, o grupo, que é ligado a uma facção criminosa da Região Metropolitana, atuava especialmente no tráfico de drogas. No entanto, eles tão estão relacionados a outros crimes cometidos na cidade, como roubos de veículos e a estabelecimentos comerciais, além de homicídios.
Para a Delegada, o que chama a atenção é que a líder está presa desde 2019 no Presídio Regional de Santa Maria. E mesmo assim, com celulares que chegavam até a apenada, ela ordenava as ações que o grupo deveria tomar nas ruas.
— É uma organização bastante atuante na cidade, que já viemos investigando e que já foram investigados em outros crimes. Eles são envolvidos em diversos roubos, homicídios e tráfico de drogas. E a líder, apesar de presa, era quem comandava o grupo. Aqui do lado de fora ela contava com uma rede de apoio, especialmente com parentes dela — explica a delegada.
A operação desta quinta-feira é uma continuidade a uma investigação que já teve um preso no dia 19 de janeiro. Na ocasião, um homem de 27 anos foi preso no bairro Juscelino Kubitscheck. No pátio da casa dele foram encontrados, dentro de tonéis enterrados embaixo de uma caixa d'água, 9,2 quilos de maconha, 1,6 quilo de cocaína e 1,2 quilo de cafeína e outros insumos para misturar e diluir cocaína. A jovem de 19 anos presa no centro é companheira dele.
Eles serão indiciados por tráfico de drogas, organização criminosa, receptação, adulteração de veículo e corrupção de menor. Esses três últimos delitos serão relacionados a um veículo roubado encontrado com os suspeitos.



