O Grêmio Náutico União inaugurou nesta quinta-feira (21) o primeiro centro de treinamento de ginástica rítmica em clubes no Brasil. O local inédito no país fica localizado na sede do clube gaúcho no Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
O centro é totalmente adaptado para a modalidade, que ganhou ainda mais os holofotes nos últimos anos com as boas campanhas do Brasil em Copas do Mundo e Olimpíada.
O novo ambiente tem uma altura de 12m, o que possibilita o lançamento dos aparelhos da ginástica rítmica, além de um tablado especial, com amortecimento para prevenir lesões das atletas, e equipamentos necessários para o treinamento de uma equipe profissional da modalidade. O valor investido, conforme o clube, foi de R$ 1 milhão.
— Uma data muito importante pois estamos inaugurando um espaço único em clubes esportivos brasileiros. Com essa modificação, beneficiamos três modalidades, vôlei, basquete e a ginástica rítmica. As escolinhas vão ter mais turmas, as equipes olímpicas mais horários para treinar — explica Ricardo Rodrigues Alves, vice presidente de Esportes do União.
O clube gaúcho conta com a equipe principal, que fez uma apresentação para os presentes, e também com 120 alunas nas escolinhas. O novo centro de treinamentos chega para colaborar com os treinos e as aulas.
— A importância de ter um centro de treinamento assim é pra gente poder desenvolver com qualidade a ginástica rítmica. Nós temos que cuidar da nossa atleta, a gente tem que respeitar as fases de desenvolvimento, respeitando isso e introduzindo os elementos da ginástica. É muito importante elas terem o local adequado pra poder representar o Brasil, o próprio clube e o Rio Grande do Sul, nessas competições — explica Patrícia Fontana, coordenadora da Ginástica Ritmica do União.
A inauguração do centro de treinamento possibilitará ao União receber campeonatos nacionais e internacionais em sua sede. A seleção brasileira de conjunto da modalidade treina atualmente no Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, localizado em Aracaju, em Sergipe.
Em 2025, o Brasil vai sediar pela primeira vez um Mundial de Ginástica Rítmica. O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida como palco do evento.