A Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância de Santa Maria desarticulou um grupo criminoso de Santa Catarina, suspeito de aplicar golpes em idosos na cidade.
Durante a Operação Comando Remoto, desencadeada na manhã desta quarta-feira (26), na cidade catarinense de Joinville, cinco pessoas foram presas preventivamente: uma mulher de 60 anos e quatro homens, de 22, 25, 27 e 34 anos. Eles serão indiciados por dar um golpe em um casal de Santa Maria que teve um prejuízo de mais de R$ 90 mil. Além disso, eles são investigados como prováveis autores de outros dois estelionatos.
Conforme a delegada Débora Dias, titular da Delegacia do Idoso, os suspeitos utilizavam um software para acessar remotamente computadores e dispositivos eletrônicos das vítimas. Antes disso, eles ligavam e passavam-se por funcionários de bancos, dizendo que precisavam desse acesso para fazer um Pix para a conta da vítima. Foi assim que um casal de Santa Maria teve R$ 91 mil furtados da conta em setembro do ano passado.
Mais de 20 policiais civis de Santa Maria com o apoio de agentes da corporação do Estado vizinho cumpriram os mandados de prisão e seis de busca e apreensão. Foram apreendidos cartões bancários, celulares, notebooks e um carro.