Uma câmera de segurança registrou o momento do ataque a tiros que deixou uma pessoa morta e duas feridas na Avenida Soledade, próximo à Avenida Carlos Gomes, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (13). O homem assassinado foi identificado como Diego de Carvalho Fontinel, 32 anos, conhecido como Alemão da Praia.
O vídeo registra o momento em que um automóvel Honda CRV preto chega ao local do crime e um homem armado com um fuzil desce do veículo, às 8h42min. Do interior do automóvel, outro homem pode ser visto apontando uma pistola em direção a um Chevrolet Captiva de cor preta, no momento em que um homem embarca no veículo.
Os dois homens armados efetuam disparos contra a Captiva. Entre os dois veículos, um automóvel Renault Sandero branco permanece estacionado em meio aos disparos. Conforme o delegado Eibert Moreira, o carro branco pertence a um idoso que aguardava uma pessoa sair do hospital do outro lado da rua. O ataque dura cerca de 20 segundos.
De acordo com a Polícia Civil, o homem assassinado era líder de uma facção que atuava no bairro Mathias Velho, em Canoas, e tinha passagens por diversos homicídios. No local, foram encontradas cápsulas de calibre 9mm (pistola) e 556 (fuzil).
— Ele teve o irmão vítima há poucos meses, morto em uma emboscada em Canoas, também membro da facção. Tinha uma atividade ilícita, mas tentava dar ares de licitude. Estava participando de uma disputa muito forte com uma facção atuante na Vila Bom Jesus, apoiados por outra da Vila Cruzeiro — informou o delegado Eibert Moreira.
Conforme a delegada Roberta Bertoldo, Fontinel tinha um procedimento cirúrgico agendado em um prédio que oferece serviços de saúde na Avenida Soledade. Na companhia de dois amigos, ele foi ao local em um veículo blindado, uma Captiva. A Polícia Civil segue trabalhando para identificar os responsáveis pelo crime.