Policiais civis prenderam nesta terça-feira (22) dois homens suspeitos de aplicar golpes milionários em produtores rurais gaúchos. As investigações são conduzidas pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) e pela Delegacia de Polícia de Formigueiro, um dos municípios onde há vítimas.
Um dos investigados estava na residência de familiares em Porto Alegre e o outro foi preso no interior de Caçapava do Sul. Sete investigados tiveram veículos apreendidos e contas bancárias e bens móveis e imóveis bloqueados. Conforme as investigações, a dupla compraria bois de pecuaristas com cheques a prazo. A etapa seguinte seria a venda dos animais à vista para outras pessoas. Para conseguir essa negociação rápida, os valores eram mais baixos do que o gado valia.
Os pecuaristas só se davam conta que eram vítimas meses após as negociações, quando iam depositar os cheques pré-datados e descobriam que não havia fundo.
São mais de 30 denúncias de golpes que teriam sido aplicados por essa dupla que chegaram à Polícia Civil. Conforme o delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab, cerca de 3,3 mil cabeças de gado teriam sido negociadas pelos criminosos, movimentando cerca de R$ 12 milhões.
A polícia acredita que os números vão aumentar a medida que forem vencendo mais cheques pré-datados em nome dos suspeitos.