Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (21) ao ser flagrado com cerca de uma tonelada de cabos de energia furtados, que eram transportados dentro de um caminhão. Ele foi interceptado na freeway, em Gravataí, quando se deslocava em direção a Porto Alegre. Conforme a investigação da Polícia Civil, o material foi obtido por meio de roubos aplicados no Litoral Norte, onde os furtos de cabos se intensificaram entre abril e maio.
O preso recolheu os cabos no Litoral Norte, principalmente em Tramandaí, Imbé e Osório, segundo o delegado Luciano Peringer, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os de Serviços Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). O homem tem uma empresa de sucata localizada em Osório.
A carga apreendida nesta sexta é avaliada em R$ 130 mil, segundo Peringer.
— Os furtos aumentaram consideravelmente após o período de verão. O prejuízo maior é para a sociedade, principalmente neste período de pandemia, com teletrabalho e aulas online, que fica privada dos serviços de telefonia e internet — avalia o delegado.
O inquérito policial segue em andamento para identificar demais envolvidos na ação.
O homem foi detido e preso por receptação qualificada. De acordo com a polícia, ele já havia sido preso no ano passado pelo mesmo crime. A identidade do criminoso não foi divulgada.