Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta dentro de casa no bairro Agronomia, na zona leste de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (12). Segundo a polícia, o padrasto dela deixou uma carta confessando o crime.
A vítima foi identificada como Gabrielle França, 18 anos, e teria sido morta por estrangulamento e asfixia, durante a madrugada. Após cometer o crime, o homem ligou para familiares, avisou vizinhos e fugiu.
Por volta das 6h50min, moradores encontraram Gabrielle morta sobre a cama, no quarto da residência da Rua Beija-Flor, uma via pequena e de chão batido. A carta que teria sido escrita pelo padrasto foi localizada pelos peritos.
A delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, esteve no local e conversou com familiares da jovem. A principal suspeita é de que o padrasto, identificado como Niel Mateus da Rosa Alves, 42 anos, tenha cometido o crime por vingança. Ele foi preso horas depois, ao tentar se jogar de uma ponte no Guaíba.
De acordo com a delegada, ele disse que "perdeu a cabeça" e que agora terá que "pagar pelo o crime".
— Ele confessou o crime. O depoimento foi gravado em vídeo pois, até aquele momento, não tínhamos certeza se ele ficaria hospitalizado ou não. Ele recebeu alta hospitalar e acompanhado do seu advogado prestará mais um depoimento na delegacia da mulher.
O clima entre os moradores da região era de comoção na manhã desta segunda-feira. A mãe da jovem, que não estava mais morando no local, saiu do bairro Mario Quintana e, quando soube do crime, precisou ser amparada por uma vizinha.
O casal ficou junto por 16 anos e teve quatro filhos. Eles se separaram há dois anos, quando ela fez um boletim de ocorrência afirmando que recebeu ameaças dele caso não reatasse o relacionamento. Depois disso, voltaram a se relacionar outras vezes, mas no momento a mãe da vítima estava namorando outra pessoa.
Na casa de madeira, com uma peça de material aos fundos, morava o padrasto e a enteada. Os quatro filhos do casal passavam um tempo em cada residência e, nesta madrugada, estavam com a mãe.