Um homem investigado por assaltar 10 postos de combustíveis somente neste ano nos bairros Humaitá e Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, foi preso na terça-feira (23). Nesta quarta (24), a Polícia Civil divulgou imagens de três dos crimes, com o objetivo de que as vítimas possam identificar o suspeito.
A delegada Laura Lopes, titular da 4ª Delegacia da Capital, espera que, com os vídeos, funcionários e proprietários dos estabelecimentos registrem ocorrência. Segundo ela, a suspeita é de que foram mais do que 10 casos.
Em 50 dias, o detido teria atacado um posto a cada cinco dias. Em alguns casos, segundo a polícia, ele agia armado, mas as imagens mostram que também atuava de forma discreta, sem cobrir o rosto.
O homem estacionava uma moto nos locais e ingressava a pé nos setores onde ficam os caixas, quase todas as vezes sem capacete ou com o equipamento na cabeça, mas sem cobrir o rosto.
— Nós estamos apurando também se ele tem um comparsa, em princípio, mas tudo indica que sim. Acreditamos que, com a facilidade que encontrou para realizar os ataques, agiu até mesmo desarmado ou, para tentar ser discreto, não mostrava a arma e apenas informava que estava armado e pedia o dinheiro do caixa. Em alguns casos, levou produtos também — ressalta.
O homem, de 23 anos, que já havia sido preso neste ano por roubo a pedestre, teve prisão temporária decretada pela Justiça. Mas a polícia só pretende divulgar o nome dele após o reconhecimento feito por mais proprietários de estabelecimentos comerciais que tenham sido assaltados. Após isso, solicitará a prisão preventiva do suspeito.
Dos 10 casos investigados, oito já foram confirmados e dois ainda estão sendo apurados, não sendo descartados outros assaltos. Vítimas podem procurar a 4ª Delegacia pelo telefone 51 3325-3085.