A Polícia Civil de Esteio prendeu nesta quinta-feira (25) uma mulher de 30 anos, suspeita de aplicar golpes em interessados em comprar produtos pela internet. De acordo com as investigações, nos últimos meses pelo menos 10 pessoas teriam sido vítimas da investigada.
A mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi presa em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana. A suspeita foi investigada por quatro meses e a estimativa da polícia é de que ela tenha lesado as vítimas em aproximadamente R$ 5 mil.
Segundo a Polícia Civil, a mulher anunciava mercadorias em grupos nas redes sociais. Quando as vítimas demonstravam interesse, a suspeita começava a negociação. Os valores eram determinados e a entrega, combinada. O golpe aconteceria no momento do pagamento. Sem que a vítima percebesse, ela colocaria na máquina de cartão preço acima do acertado.
De acordo com o delegado Thiago Carrijo, outros casos ainda são investigados:
— Nossa equipe está apurando outros possíveis golpes que possam ter sido aplicados pela mesma suspeita. Também estamos atentos aos prejuízos causados às vítimas. Agora, a ideia é identificar outras pessoas que tenham sido lesadas.
O delegado Mario Souza, diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, destaca a complexidade desse tipo de investigação:
— O combate a esse tipo de crime demanda uma atenção diferenciada e um aprofundamento na investigação. É uma ação complexa e cada vez mais comum. As vítimas devem procurar imediatamente a polícia quando passarem por esse tipo de situação.
Segundo a polícia, a suspeita teria aplicado golpes em vítimas de Esteio, Canoas e Santa Cruz do Sul. A mulher foi encaminhada ao sistema prisional.