Uma quadrilha armada com pelo menos quatro integrantes tentou assaltar, no início da manhã desta quinta-feira (21), dois bancos na zona norte de Porto Alegre. Os criminosos não conseguiram entrar na primeira agência porque houve uma rápida ação por parte do gerente do local. Além disso, ele acionou a polícia e alertou demais instituições, o que pode ter evitado o segundo ataque, 15 minutos depois. O mesmo grupo é suspeito de agir nas duas ocorrências, além de já ser investigado por um assalto ocorrido há alguns dias em outro banco na cidade.
Pouco depois das 8h, os quatro suspeitos — que foram vistos pelas testemunhas — estavam em um carro de cor branca circulando por vias da zona norte da cidade. Exatamente às 8h14min, tentaram entrar em um banco Santander na Avenida São Pedro, no bairro São Geraldo, no momento em que funcionários ingressavam na agência.
Segundo relato inicial da polícia, o gerente do banco percebeu a quadrilha e tomou rapidamente todas as medidas preventivas, conseguindo fechar a porta de acesso. Ele acionou os seguranças e a Brigada Militar (BM).
Esse contato pode ter evitado um novo assalto. Quinze minutos depois, provavelmente os mesmos quatro criminosos em um carro branco tentaram entrar em outra agência do banco Santander, localizada na Avenida Benjamin Constant, no bairro São João. A informação é da BM. Na ocasião, o segurança do local fez alerta e as portas foram trancadas.
Não houve feridos, disparos ou portas danificadas nos dois casos. Efetivos do 9º e do 11º batalhões da BM foram acionados para realizar buscas, além do 1º Batalhão de Polícia de Choque, mas a quadrilha não foi localizada. Um efetivo de reforço foi mantido no local.
A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foi acionada e busca imagens para tentar identificar o veículo usado pelos ladrões. O delegado João Paulo de Abreu, responsável pela investigação, ainda apura se o mesmo grupo esteve na segunda agência na manhã desta quinta-feira e informa que, se as suspeitas forem comprovadas, pode se tratar do mesmo grupo que assaltou uma agência do Itaú no Centro há alguns dias.
Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 0800-5102828 ou pelo site da Polícia Civil.
Os ataques a banco no Estado caíram 55% em 2020. Foram 49 casos contra 110 em 2019. Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul tem menos de 50 ocorrências desse tipo em um ano desde 2002, quando os indicadores criminais passaram a ser contabilizados.