Um assaltante de bancos com atuação no Rio Grande do Sul foi preso nesta quinta-feira (3) em São Paulo. O nome do assaltante não foi divulgado, mas GaúchaZH apurou que trata-se de Denis Galdino, 37 anos. Ele tinha mandado de prisão expedido por participação em ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal, na zona norte de Porto Alegre, em 24 de junho de 2019. Na oportunidade, dois terminais eletrônicos foram arrombados e foram furtados R$ 570 mil.
Galdino é investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Sul. A prisão ocorreu durante a deflagração da Operação PayBack, coordenada pela superintendência da PF na Bahia.
Natural da cidade catarinense de Joinville, Galdino possui longo histórico de arrombamento a bancos em diversos Estados. Em 2003, foi preso em flagrante durante roubo a agência do Unibanco, em Esteio. Em 2012, foi novamente preso em flagrante por furto numa agência do Santander, em Porto Alegre, onde arrombou o caixa eletrônico do setor de autoatendimento.
Em 2015, foi condenado a sete anos e quatro meses pela 3ª Vara Criminal de Brasília por roubo a uma agência do Banco do Brasil. Em 2018, foi indiciado pela superintendência da PF no Mato Grosso por furto qualificado a uma agência da Caixa naquele estado.
Operação PayBack
A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão durante a investigação de uma organização criminosa especializada em furtos a bancos com atuação em diversos Estados. Segundo os investigadores, a quadrilha agia durante as madrugadas, invadindo agências através de aberturas feitas em paredes. Geralmente, atuavam a partir de imóveis ligados aos estabelecimentos bancários, que eram alugados pelos bandidos.
Ao todo, foram identificadas cinco pessoas envolvidas nos crimes, entre elas o assaltante que era procurado pela PF gaúcha e que foi preso em São Paulo.