A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Yallah, na manhã desta quarta-feira (24), para desarticular uma quadrilha responsável por movimentar ilegalmente mais de R$ 230 milhões entre 2016 e 2018. O grupo atuava no sul do Estado, em Santa Vitória do Palmar e no Chuí, município que faz fronteira com o Uruguai.
Segundo as investigações, os criminosos recebiam em contas bancárias repasses de dinheiro de diferentes regiões do Brasil. Após o aporte dos valores nas contas de laranjas, o grupo realizava o saque, o transporte e a entrega dos valores em casas de câmbio e em outras instituições financeiras do Uruguai.
Cerca de 50 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Vitória do Palmar, Chuí e Uruguaiana. Ainda não há informações sobre quantas pessoas foram presas na ação.
Além dos mandados, são cumpridos bloqueio de ativos em contas bancárias de seis pessoas físicas e jurídicas e a indisponibilidade de nove veículos que superam R$ 1 milhão em valor de mercado.