Uma operação conjunta envolvendo Brigada Militar, Polícia Civil e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), no Vale do Sinos, testa quarta-feira (23), resultou na prisão de 16 pessoas. Cerca de 400 agentes realizaram ações nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Estância Velha.
O objetivo foi realizar fiscalizações nas residências de presos do regime semiaberto que estão em prisão domiciliar e trabalho externo, cumprir mandados de prisão e busca e apreensão e inspeção em desmanches de veículos. Além disso, foram realizadas barreiras nessas cidades.
Dos 160 presos fiscalizados, 82 foram localizados e 78 não estavam nos locais onde deveriam estar. Ao todo, foram inspecionados seis desmanches. Também foram abordados 1.363 veículos, sendo 40 deles autuados e 24 recolhidos.
Além das buscas por foragidos e verificações de presos, estão sendo evitados crimes como roubo de pedestres e veículos, mas o objetivo na parte da tarde também está sendo a vistoria em desmanches, ferros-velhos e lojas de autopeças. A ideia é coibir a receptação de peças roubadas. Todas as barreiras, abordagens e buscas ocorrem em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e Estância Velha. Uma aeronave da BM foi usada para acompanhar a operação.