A Polícia Civil suspeita que os donos dos cerca de 80kg de maconha apreendidos com um adolescente de 16 anos nesta terça-feira (2) em Santa Maria, usavam rotineiramente o quarto de um hotel no centro da cidade como esconderijo para a droga. Os entorpecentes foram encontrados no estabelecimento, que fica no centro da cidade e não teve o nome divulgado pela polícia, após o adolescente ser apreendido pela Brigada Militar no acesso ao Bairro Santa Mara com quatro tijolos de maconha em uma mochila.
Junto com a droga que estava na mochila do adolescente, os policiais encontraram a chave do quarto do hotel. Foi por isso que o adolescente acabou contando que no local havia mais drogas. Segundo a delegada Alessandra Padula, titular da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco), agora, a investigação vai buscar como a droga foi parar no quarto do hotel, há quanto tempo o local estava locado, quem a levou e quem é o dono da droga. A suspeita é que o local era usado como esconderijo porque não é a primeira vez que foi encontrado droga no hotel e também porque o adolescente não estava hospedado no estabelecimento, já que ele mora em Santa Maria.
O adolescente foi entregue para a mãe e vai responder ao ato infracional em liberdade.
Além dos 90 tijolos, pesando 77,5kg da droga, foram apreendidos 47 frascos de lança-perfume, 265 comprimidos de ecstasy, um rádio comunicador e 378 munições de diversos calibres, como de pistola 9mm, e de fuzil calibres 556 e 762.
A apreensão de maconha aumentou nos primeiros cinco meses do ano em Santa Maria. Na última semana de maio, haviam sido 6,5kg de maconha apreendidos, totalizando cerca de 22kg da drogas até o último dia do quinto mês do ano. No mesmo período do ano passado, foram pouco menos de 20kg. Um aumento de 10%.