As mulheres têm mais uma alternativa para se proteger da violência doméstica em Santa Maria. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um programa de teleatendimento para acolher vítimas que estejam em situação de violência por conta do período de isolamento social devido ao coronavírus. O chamado Disque Covid UFSM Acolhe Mulheres, que está funcionando desde a última terça-feira (5), é vinculado ao Observatório de Direitos Humanos da UFSM e foi criado a partir de discussões do Fórum de Enfrentamento à Violência contra mulheres de Santa Maria.
O serviço funcionará todos os dias, das 8h ao meio-dia e das 18h às 22h, pelos telefones (55) 3220-8440 e (55) 99974-1090. Conforme os idealizadores do projeto, o horário noturno é por conta das estatísticas, que mostram que a demanda de ocorrências contra as mulheres é maior neste período.
No atendimento das ligações estarão voluntárias como psicólogas, enfermeiras, advogadas e assistentes sociais que vão repassar orientações e farão o acolhimento dessas vítimas. Como é um projeto experimental, o atendimento será só para o município de Santa Maria e vai funcionar enquanto vigorarem as recomendações de isolamento por conta da covid-19, ou, pelo menos, até o final do mês de junho.
Além de mais esse canal, há outros contatos que já existem e podem ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica. Para denunciar, basta ligar para o Disque-Denúncia, pelo telefone 181, ou procurar as delegacias especializadas no atendimento à mulher.