Os índices de violência contra a mulher registraram queda no primeiro trimestre deste ano em Santa Maria, na Região Central, em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram incremento somente em ocorrências de estupro.
As lesões corporais, por exemplo, tiveram diminuição de 17% comparando março de 2020 com o mesmo mês em 2019. Foram 51 agressões a mulheres neste ano, contra 61 no ano passado. Embora o número ainda seja alto, está caindo. Se for comparar todo o trimestre, são 15 casos a menos, 204 contra 219, diminuição de 7%.
Em ocorrências mais graves, os números não são tão diferentes. Neste ano, em março, foi registrado o primeiro feminicídio, um irmão que matou uma irmã. Em 2019, março também foi o mês em que ocorreram as primeiras mortes de mulheres. Naquele ano, foram duas vítimas. Já as tentativas de feminicídio seguem iguais, duas no primeiro trimestre de ambos os anos.
As ameças também estão em queda se for comparado todo o trimestre, mas março de 2020 teve mais registros do que em 2019. Foram 90 neste ano, contra 83, aumento de 8%. No total do primeiro trimestre de 2020, são 279 casos, 22 a menos que os 301 de 2019, queda de 8%.
O dado mais preocupante se refere aos estupros. Apenas no mês de fevereiro houve diminuição, cinco casos em 2020 contra seis em 2019. Porém, em janeiro, foi registrado o dobro, 10 contra cinco. E no último mês, março, foram quatro casos, contra nenhum no mesmo mês do ano passado. Ao total, 19 mulheres foram vítimas de estupro na cidade neste ano, contra 11 no ano passado, aumento de 43%.
Por conta da pandemia, a ONU Mulheres elaborou um documento em que pontua possíveis impactos para as mulheres da crise gerada pelo coronavírus. No informativo, que foca nas mulheres da América Latina e do Caribe, a organização alerta para o risco de aumento da violência contra mulheres e meninas, especialmente a doméstica, no contexto de isolamento social necessário para conter o avanço da covid-19. Segundo a delegada Elizabete Shimomura, no período de 18 de março até 20 de abril, desde que houve a orientação por distanciamento social, foram dois estupros registrados. Em ambos os casos, as vítimas foram abusadas pelos companheiros.
Para denunciar casos de violência contra a mulher contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.
Região Central
Índices de violência contra a mulher caem no primeiro trimestre em Santa Maria
Estupro é o único tipo de crime que teve aumento no período em comparação a 2019
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: