Um detento do sistema prisional de Passo Fundo, no norte do Estado, testou positivo para coronavírus. A Secretaria de Saúde do município informou que o apenado está uma área restrita no Presídio Regional de Passo Fundo e passa bem.
Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), o detento estava em prisão domiciliar, porém a Justiça acatou pedido do Ministério Público que solicitou a regressão para o regime semiaberto. Ao retornar ao presídio, ele já apresentava sintomas gripais e foi submetido ao teste do PCR na Unidade Básica de Saúde anexa ao local.
Em nota, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Seapen informaram que o apenado está em isolamento social, sozinho em um alojamento da casa prisional, seguindo as medidas de prevenção e controle da disseminação do vírus, recomendadas pelos órgãos de saúde locais, bem como pelo Plano de Contingência do Sistema Prisional estabelecido desde o início da pandemia.
Três detentos que tiveram contato com ele testaram negativo para a doença, mas também estão em isolamento. Segundo a secretária de saúde de Passo Fundo, Carla Machado, oito agentes penitenciários foram testados e estão aguardando resultados.
Ainda de acordo com a Seapen, o Estado tem até o momento seis servidores do sistema penitenciário que foram diagnosticados com covid-19 e 19 presos em isolamento por suspeita da doença. A população carcerária do Rio Grande do Sul é de 38,4 mil detentos. Em março, um detento de Bagé, na região da Campanha, havia testado positivo para a doença.