Imagens do circuito interno de câmeras de vídeo de um condomínio no bairro Petrópolis, zona norte de Porto Alegre, mostram homem preso na sexta-feira (8) pela polícia por furtos no local. O investigado é apontado por ter realizado furtos em cinco condomínios na região entre final de março e o mês de abril deste ano, além de outros três crimes em estabelecimentos comerciais.
A delegada Andrea Magno, titular da 8ª Delegacia da cidade e responsável pelo caso, ressalta que não pode confirmar se o homem flagrado nas imagens é o suspeito e tão pouco pode divulgar o nome dele devido à Lei de Abuso de Autoridade. No entanto, GaúchaZH apurou e confirmou que o investigado detido é o mesmo que aparece no vídeo. Moradores que foram vítimas também destacaram que as imagens foram entregues à polícia. Alguns deles, que podem ter visto o suspeito, devem ser acionados na próxima semana pelos policiais para testemunhar o fato.
Segundo informações do inquérito instaurado sobre os furtos qualificados, o homem detido é apontado por ter entrado em cinco condomínios, sendo três deles na mesma rua. Ele furtava bicicletas, aparelhos eletrônicos, joias e dinheiro. Nas imagens repassadas à GaúchaZH, o homem entra no pátio de um dos locais, durante a noite, e sai com pertences de vítimas, incluindo uma bicicleta.
Investigação
O suspeito também entrou em três estabelecimentos comerciais nesse período de ação, sendo um deles uma galeria de arte. Do local, ele furtou duas esculturas avaliadas em R$ 10 mil. Alguns objetos foram recuperados, mas as obras de arte ainda não. A polícia já identificou cinco receptadores e cumpriu mandados de busca nos locais na sexta-feira (8). O homem preso, segundo a delegada Andrea, agia sozinho, possuía um alicate para abrir cercas e portas, bem como desativava dispositivos eletrônicos. Ele tem antecedentes criminais. A polícia acredita que houve mais furtos, inclusive, em outros bairros, mas acredita que muitas pessoas não registraram ocorrência devido à situação de distanciamento social.