A Polícia Civil realizou ação na área rural de Taquara, no Vale do Paranhana, para desarticular um laboratório de produção de drogas. No local, foram apreendidos quase 20 quilos de entorpecentes enterrados em tonéis, além de vários materiais.
Um homem que fazia a segurança do imóvel foi preso em flagrante — ele não teve o nome divulgado. Os agentes iniciaram a abordagem ainda na quarta-feira (18) e o trabalho foi encerrado na madrugada desta quinta (19).
Os policiais descobriram o laboratório após dois meses de investigação da 1ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc). O responsável pelo caso, delegado Thiago Bennemann, diz que as drogas eram preparadas e distribuídas no local por parte de uma facção criminosa que tem base no Vale do Sinos.
Ao todo, havia 12 quilos de cocaína, quatro quilos de crack e mais três de lidocaína (substância utilizada para misturar com os entorpecentes). A polícia ainda apreendeu prensa hidráulica, formas para produção de tijolos de cocaína, logomarca para drogas — com desenhos de cavalo, peixe, maçã e armas cruzadas —, além de balança de precisão, arma, munição, material para embalagem e um veículo.
O Denarc investiga o caso com o objetivo de identificar outros suspeitos de participar do grupo criminoso.