Uma agência do Banrisul no município de Segredo, no Vale do Rio Pardo, foi alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com a Brigada Militar, os bandidos — seriam cinco, conforme a apuração inicial — quebraram os vidros e explodiram um dos dois caixas eletrônicos do estabelecimento, por volta de 3h30min.
Segundo a Brigada Militar, o terminal de autoatendimento ficou completamente pulverizado. A perícia ainda é aguardada — no entanto, a suspeita é de que as cédulas tenham sido destruídas.
— Eles explodiram o primeiro (caixa eletrônico) e até eles se assustaram com a dimensão. A explosão foi muito forte, o que mostra que a ação foi amadora. Ainda não sabemos se o dinheiro foi levado ou queimado, mas tudo indica que as notas foram destruídas — afirma o o subcomandante-geral da Brigada Militar, Vanius Cesar Santarosa, que esteve no local.
As paredes ficaram marcadas por manchas vermelhas de tinta. As bolsas com o material costumam ser acionadas automaticamente quando há dano aos caixas eletrônicos, marcando o dinheiro para que não possa ser utilizado.
— Foram duas explosões muito fortes, que eu cheguei a me acordar para ver o que era. A gente que mora perto dos bancos já sabe o que pode acontecer. Em 2005, a mesma agência já foi assaltada e, daquela vez, foram mais de cem tiros. O que pude perceber é que estavam encapuzados e fortemente armados — relata um morador da região, que prefere não se identificar.
A BM chegou ao local menos de 15 minutos depois, mas os bandidos já haviam fugido em dois veículos. Policiais estão cercando todas as vias que saem da cidade para tentar prender os criminosos.
— A informação da área de inteligência era de ataques na região de Caxias do Sul (sete bandidos foram mortos em confronto nesta madrugada em Paraí, na Serra), e não tínhamos nada de informação na cidade de Segredo. Nossas forças estavam canalizadas para a Serra, porque não é comum haver ataques tão distantes um do outro. Mas conseguimos nos mobilizar para atender este também — diz o subcomandante.
Há risco de que artefatos não tenham sido detonados. Por isso, a chegada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) é aguardada.
Segundo ataque na madrugada
O ataque registrado em Segredo foi o segundo na madrugada desta sexta-feira no interior do Estado. Em Paraí, na Serra, sete criminosos morreram em confronto com a BM após atacarem duas agências bancárias. O confronto ocorreu por volta das 2h.