O traficante Juraci Oliveira da Silva, o Jura, de 45 anos, teve prisão preventiva decretada e voltou ao regime fechado na noite desta quarta-feira (12). A informação foi confirmada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Jura, que cumpria regime semiaberto, estava no Instituto Penal de Charqueadas (IPCH) na noite desta quarta, quando foi conduzido ao Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC). A decisão pela retomada do regime fechado ocorreu em razão da conduta de Jura.
Condenado a 74 anos por tráfico e homicídio, Jura havia progredido para o regime semiaberto, com autorização da Justiça, em 29 de janeiro de 2020.
Mais cedo, na manhã desta quarta, o traficante foi detido pela Brigada Militar ao ser abordado em um carro, em Charqueadas. Segundo o boletim de atendimento da BM, o 28º Batalhão de Polícia Militar recebeu a informação de que o traficante sairia do Instituto Penal de Charqueadas — onde cumpre a pena — para uma consulta médica. Viaturas, então, abordaram o carro que o transportava, uma Ford Edge, na BR-290.
Dentro do veículo, onde Jura estava acompanhado pela companheira, um homem e mais um detento que também iria para consulta, os policiais encontraram uma pistola 9 milímetros da marca Glock e um carregador com 30 munições. Todas as pessoas que estavam no carro foram levadas à delegacia de Charqueadas.
No local, Jura e os outros homens foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de calibre permitido.
Algumas horas depois, Jura pagou fiança de R$ 10 mil, estabelecida pela Polícia Civil, e foi solto da delegacia. O valor foi pago pela advogada de Jura. Ela também pagou a fiança de R$ 5 mil de outro detento que estava junto no carro, supostamente pegando carona para a consulta.