A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (18) uma operação visando combater o aumento de homicídios em Lajeado, no Vale do Taquari. Na ação, cinco homens foram presos suspeitos de serem mandantes e executores de assassinatos relacionados à disputa de tráfico de drogas na região.
Foram apreendidos três carros, dinheiro e insumos para preparar entorpecentes. Segundo a polícia, todos os criminosos tem antecedentes criminais. Eles não tiveram os nomes divulgados.
De acordo com o delegado regional, José Romaci Reis, a Operação Pax também tem um caráter de prevenção. Iniciada em dezembro de 2019, as investigações apontaram a participação de uma organização criminosa na logística e execução de homicídios na região. Três homens e uma mulher foram mortos no primeiro final de semana de fevereiro.
— Tivemos que fazer algo e não vamos parar por aqui. As investigações continuam — relata o delegado.
A polícia ainda investiga se a organização criminosa tem ligação com a morte de Jordan Henrique Heuser, de 15 anos. O adolescente foi sequestrado e encontrado morto em um arroio de Venâncio Aires em fevereiro de 2019.
A Operação Pax contou com 52 policiais.