Criminosos atacaram uma agência do Banrisul na RS-040, um dos pontos mais movimentados de Viamão, na manhã desta quinta-feira (20). Na fuga, eles fizeram um refém em uma loja vizinha ao estabelecimento.
Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 9h40min, quando três homens chegaram à agência, localizada na parada 41, e abordaram os vigilantes do local. O trio não chegou a abordar clientes ou outros funcionários do banco.
— Achamos que eles perceberam a aproximação da BM, que já estava perto, e decidiram sair da agência — relata o comandante do 18º BPM de Viamão, major Itacir Ramos.
Ao deixarem o banco, os criminosos foram para uma loja de materiais de construção que fica ao lado da agência. Lá, fizeram um refém por cerca de 10 minutos.
Quando os policiais entraram na loja, foram retirando os funcionários aos poucos e perceberam que o refém já havia sido liberado. Os três assaltantes foram encontrados tentando fugir do local por portas laterais e dos fundos do estabelecimento.
Na tentativa de prendê-los, um dos policiais chegou a ser ferido em um dos braços com um caco de vidro — conforme a BM, foi um ferimento leve. Três pistolas dos criminosos e três revólveres dos vigilantes foram apreendidos.
Dona de uma floricultura que fica em frente à agência bancária, Karen Garden, 48 anos, viu toda a ação. Ela conta que foi tudo muito rápido e que muitas pessoas acabaram parando para ver a movimentação policial:
— Foi um auê. A BM passou na nossa frente sem fazer alarde, fez a volta e foi até lá. Eles entraram na loja e o pessoal começou a sair. Estavam todos apavorados. Em 16 anos aqui, já vimos de tudo — relata.